G-CJQGJV70LK
CANAL MARCOS DUARTE

O Assunto #584: Prévias frustradas - o apagão tucano

Por Marcos Duarte em 23/11/2021 às 02:10:48
De 1994 até 2014, o PSDB foi protagonista de todas as elei√ß√Ķes presidenciais, vencendo as duas primeiras (com FHC) e perdendo para o PT no 2¬ļ turno das demais. Mesmo em 2018, Geraldo Alckmin conseguiu reunir a maior coaliz√£o do pleito, antes de terminar em 4¬ļ lugar, com menos de 5% dos votos. Desta vez, sem nenhum postulante com for√ßa suficiente para se impor de saída na disputa interna, a sigla marcou inéditas prévias para escolher entre Jo√£o Doria (SP), Eduardo Leite (RS) e Arthur Virgílio (AM). Mas, na hora H, a milion√°ria plataforma de vota√ß√£o simplesmente n√£o funcionou. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de √°udio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

De 1994 até 2014, o PSDB foi protagonista de todas as elei√ß√Ķes presidenciais, vencendo as duas primeiras (com FHC) e perdendo para o PT no 2¬ļ turno das demais. Mesmo em 2018, Geraldo Alckmin conseguiu reunir a maior coaliz√£o do pleito, antes de terminar em 4¬ļ lugar, com menos de 5% dos votos. Naquela altura, “o eleitor antipetista come√ßou a enxergar mais defeitos no partido”, lembra o jornalista F√°bio Zambeli, analista-chefe em S√£o Paulo da plataforma Jota. E migrou em peso para Jair Bolsonaro. Desta vez, sem nenhum postulante com for√ßa suficiente para se impor de saída na disputa interna, a sigla marcou inéditas prévias para escolher entre Jo√£o Doria (SP), Eduardo Leite (RS) e Arthur Virgílio (AM). Mas, na hora H, a milion√°ria plataforma de vota√ß√£o simplesmente n√£o funcionou. E agora os tucanos se bicam sobre o que fazer, expondo fraturas de difícil conserto. Na avalia√ß√£o de Zambeli, o desastre de domingo “é um case de antipropaganda para o eleitor arrependido do voto em Bolsonaro” e empurra ainda mais o PSDB à condi√ß√£o de “plano C” para o espectro político que vai do centro à direita - atr√°s do próprio presidente e do ex-juiz Sergio Moro. “H√° mais dúvida do que convic√ß√£o na empreitada, seja com Doria ou com Leite”, diz. Favorito para vencer caso as prévias aconte√ßam, o governador de S√£o Paulo ser√° o mais prejudicado se o impasse se estender indefinidamente.

O que você precisa saber:

Prévias tucanas: vota√ß√£o de candidato à Presidência é suspensa

Em nota: PSDB marca as prévias para o próximo domingo (28)

Candidatos: Doria, Virgílio e Leite discordam sobre nova data

Araújo: prévias geram 'racha', e vencedor ter√° de 'lamber feridas'

Dirigentes: prévias s√£o único caminho para a unidade do PSDB

VÍDEO: GloboNews Debate reúne candidatos em prévias do PSDB

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Fl√°via Paula. Apresenta√ß√£o: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo

Fonte: G1

Comunicar erro
LEIS UNIVEM
CANAL YOUTUBE
LEIS UNIVEM

Coment√°rios

LEIS UNIVEM