G-CJQGJV70LK
CANAL MARCOS DUARTE

Terceiro caso do "superfungo" Candida guris é confirmado no Brasil

Por Marcos Duarte em 13/01/2022 às 11:26:03

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o terceiro caso do fungo Candida auris na última terça-feira (11) em um hospital de Recife, em Pernambuco. O “superfungo” é capaz de resistir a medicamentos utilizados em tratamentos convencionais e vem causando infecções hospitalares.

Outros dois casos no estado ainda são investigados. A confirmação é a terceira no país. O homem de 38 anos passava por exames quando demonstrou suspeita do fungo e teve uma amostra do seu exame de urina encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que confirmou a presença do patógeno.

“Superfungo” em alerta

O paciente de 38 anos deu entrada no hospital com trauma no dia 21 de novembro, na ala de emergência, e teve alta no dia 30 de dezembro. Apesar disso, o motivo da internação não foi o fungo, que foi confirmado posteriormente.

Leia mais:

Entre os dois casos suspeitos, um também é de um paciente, com 46 anos, internado por trauma. O outro é de uma mulher de 70 anos admitida no hospital e que morreu no dia 5 de janeiro, por outras causas. A presença do “superfungo” ainda não foi confirmada nesses pacientes.

Candida auris é classificado como “superfungo” devido a sua capacidade de resistir a antibióticos e tratamentos. Por conta disso, ele possui chances elevadas de causar surtos, o que torna necessário o monitoramento. Os outros dois casos registrados são de 2020, na Bahia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
LEIS UNIVEM
CANAL YOUTUBE
LEIS UNIVEM

Comentários

LEIS UNIVEM